Sunday, June 25, 2006

ESTUDAR

Eu devo ver o meu quotidiano como uma missão para eu poder levar a sério o meio onde estou inserido. Uma das minhas principais missões é estudar.
Estou cheio de fugas inconscientes que surgem durante o momento de estudo, mas devo mentalizar-me que a finalidade do mesmo é tornar-me um profissional competente, estando a preparar o meu futuro no presente. Posso também disciplinar-me interiormente, sabendo "quebrar" o que não é importante em detrimento do estudo.
A finalidade do estudo, ao contrário do que muitos pensam, não é ter um diploma, mas sim fazer do nosso trabalho uma arte, recheada de eficiência. Por isso, posso tirar do acto de estudar, imensas competências e vantagens!

"Age como se tudo dependesse de ti, confia como se tudo dependesse de Deus" Santo Inácio de Loyola.
Devo agir como se o bom êxito dependesse de mim e confiar como o mesmo dependesse de Deus. Não posso contar com a parte de Deus se a minha não for cumprida. Por isso, não vou pedir algo a Deus, pelo qual não me esforçei.

Não há nada mais fácil do que ficar supersticioso em tempo de exames. A superstição não consiste numa relação com Deus, mas num conjunto de meios que me permite alcançar fins( sair da cama com o pé direito, benzer-me três vezes, etc). Tudo isto alimenta uma fé infantil e não ajuda em nada numa verdadeira relação com Deus. Fé é uma forma de libertação, enquanto que a superstição é pura escravidão.

Copiar é uma fraude, pois não é lícito nenhum cristão recorrer a cábulas ou "copianços", mesmo que todos os outros os façam. Não é nada fácil sabendo que muitos copiam mesmo ao nosso lado, mas marco a diferença e sou mais livre, o que sem dúvida me obriga a ser mais exigente no meu estudo...

Bom estudo!

texto baseado na "missão: estudar" (CUPAV 2006)

1 comment:

Anonymous said...

estuda se queres ser alguam na vida!